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Tecnologia reduz custos dos seguros

Câmeras e computadores, que conectam seguradores às oficinas, cortam despesas operacionais.

Câmeras de vídeo e computadores são os olhos das seguradoras em uma nova forma de avaliar e pagar custos de reformas de veículos cobertos por apólices. Um sistema que interliga oficinas a seguradoras permite o controle do processo desde o aviso de ocorrência do sinistro até a definição do orçamento.

De qualquer ponto do País, um operador de uma oficina interligada ao sistema com a seguradora descreve, no computador, o veículo acidentado, fabricante, modelo e ano de produção, relaciona as opções do conserto e as peças necessárias ao conserto. Em seguida, o carro é filmado, e as imagens são enviadas em sistema on-line para que o perito — na sede da seguradora — faça a verificação, análise, antes de autorizar os custos do reparo, da mão-de-obra e das peças. O software que torna essa operação possível possui um banco de dados com todos os tipos de carros e peças que circulam no mercado e seus respectivos valores e tempo de conserto.

Empresas que movimentaram no ano passado R$ 6,6 bilhões em prêmios de seguros de automóveis e R$ 4,5 bilhões em sinistros retidos, essas seguradoras querem, com os sistemas eletrônicos, reduzir custos e ganhar competitividade. Na Porto Seguro, por exemplo, o cliente que optar em consertar o carro em oficinas credenciadas com o sistema ganha desconto de 25% na franquia do sinistro.

Seguradoras esperam reduzir custos, evitar fraudes e conquistar clientes com sistemas eletrônicos de liquidação de sinistros.

Os sistemas de computador que permitem às seguradoras trabalharem integradas com as oficinas, segundo explicou Nelson Peixoto, da Porto Seguro, tem permitido a redução de preços para os clientes. Ele cita o menor custo com pagamentos de peritos, que são repassados para o consumidor final, ampliando a competitividade.

É por isso que o segurado da Porto Seguro que procura uma oficina credenciada recebe desconto de 25% na franquia, ou se preferir, um carro reserva por sete dias. Peixoto afirma ainda que a empresa tem conseguido maior fidelização da oficina ao fazer o orçamento. "Quanto mais pessoas tratando do mesmo assunto, mais retardada as conclusções e mais probabilidade de desvios."

Como já aconteceu na redução do preço da franquia, Peixoto acredita na possibilidade de uma redução dos preços dos próprios seguros. O diretor da Sul América, Paulo Umeki, também acena com a possibilidade de uma redução de preços. "Isso deve trazer uma carteira de apólices", segundo sua opinião.






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